Data Storytelling: como utilizar na sua empresa?

Data Storytelling

Antes de falarmos do Data Storytelling, você precisa entender o que é o storytelling e como funciona o seu processo. Se traduzirmos os termos, “story” é a história ou mensagem que a gente vai passar, já “telling” significa a forma como vamos passar essa mensagem. Então storytelling é a arte de contar histórias.

Quando vamos nos comunicar através de histórias, conseguimos captar no telespectador a imaginação do mesmo. E dessa forma é possível criar um vínculo, uma conexão ou um senso de comunidade com o nosso telespectador.

Se pensarmos historicamente falando, desde o tempo pré-histórico os homens das cavernas já utilizavam o ato de contar histórias através das pinturas rupestres. Através dessas pinturas eles contavam como era o cotidiano deles.

De acordo com Jerome Bruner, um dos pioneiros nos estudos da Psicologia Cognitiva nos Estados Unidos, ele dizia: “Mensagens escritas como histórias são 22 vezes mais memoráveis do que apenas fatos.”

Processo de Storytelling

Entenda o seu público

O primeiro passo é saber qual é o seu público ou seja qual a sua audiência. Aqui é necessário pensar nos diversos fatores. Por exemplo, fator social: qual a idade, ocupação do público.

Qual o objetivo da sua história?

No segundo momento é necessário pensar qual o objetivo da sua história. Se você conseguir definir esse objetivo com 6 a 10 palavras é porque você possui clareza desse objetivo.

Qual o tipo da sua história?

Aqui você deve pensar qual será o tipo de história que você quer contar. Por exemplo: você quer contar uma história que eduque a sua plateia, então você deverá através dos seus erros, tentativas, mostrar para eles tudo que você seguiu e que conseguiu chegar no objetivo final.

Qual será a call to action?

O quarto passo é a call to action ou seja o que você espera do seu público ao final da apresentação. Por exemplo: você vai realizar uma propaganda de um produto, o que você espera do seu cliente? que ele compre certo? então a call to action vai ser a estratégia que você vai adotar para convencer esse cliente a comprar o seu produto.

Qual será o formato da da história?

Por fim, qual será o formato da sua história? Será necessário você definir a forma em que será transmitida essa história para o seu público. Algumas dicas para construção da sua história: é importante que a história seja autêntica mas caso não seja sua, é necessário que você estude muito e saiba sobre o que você está falando. Outra dica é, faça algo com qualidade para prender a atenção do seu público e por último, onde queríamos chegar, utilize dados para o embasamento da sua história e tornar a narrativa mais confiante.

Data Storytelling

Data Storytelling ou Storytelling baseado em dados é uma técnica que transforma as informações disponíveis em uma história, ou seja, para isso, é necessário fazer a combinação de diversos formatos de visualização de dados, como gráficos, quadros, mapas animados, entre outros com elementos narrativos.

Por que você deve contar uma história com dados?

Com todo o avanço que passamos, nunca tivemos tantos dados produzidos como hoje. É notório que o Big Data já é uma realidade e a cada dia que passa mais empresas investem em uma cultura baseada em evidências tangíveis e reais.

Dito isso e sabendo que temos acesso a tanta informação, podemos perceber que a narrativa baseada em dados é uma forma que pode ser utilizada para organizar e apresentar tudo de forma mais agradável e acessível.

Levando em conta que é mais fácil as informações serem absorvidas dessa forma, o Storytelling baseado em dados também faz com que o conteúdo tenha uma vida útil mais longa e gere mais engajamento.

Vários elementos de visualização de dados, além de permitir a participação do consumidor nesse caso, também a encorajam. Existem diversos softwares de visualização de dados que podem te ajudar a encontrar um formato que seja mais adequado para o seu público. A toblue pode te ajudar nisso.

Aprenda a criar um Data Storytelling relevante:

Bom, chegamos em uma etapa extremamente importante nesse processo. Visto quais são os elementos básicos que estão ligados com o Data Storytelling e qual a sua importância para uma comunicação com o seu cliente, nesse momento vamos te mostrar o que você precisa ter em mente para implementar esse conceito.

Seja claro e breve

A proposta de utilizar o storytelling baseado em dados é para facilitar a interpretação de grandes e complexas quantidades de dados. Por isso, é fundamental usar uma linguagem mais clara possível e de maneira breve. Portanto, é essencial usar uma linguagem clara e concisa.

Ressalte os insights

Antes de mais nada, é essencial que você identifique quais são as principais informações que o seu Data Storytelling está tentando transmitir. A partir disso, tornar esses dados mais acessíveis é extremamente relevante para expressar o seu ponto de vista e logo vender a sua ideia.

Combine as palavras com imagens

Quando você pensar em contar um Data Storytelling, precisa deixar claro que para contar essa história vai ser necessário utilizar palavras, não apenas imagens com dados. Para tornar as imagens mais atraentes você deve utilizar as palavras de maneira combinada.

Para finalizar esse artigo, deixamos uma reflexão feita por Andy Kirk, que é um especialista em visualização de dados. Ele afirma o seguinte “os profissionais de dados precisam entender de que maneira o público vai chegar a uma conclusão a partir dos dados da visualização. Ao mesmo tempo, o público tem a responsabilidade de conhecer o assunto a ponto de saber interpretar os dados, devendo também estar “disposto a ser informado”.

Esperamos que tenha gostado desse artigo e se quiser entender mais sobre como utilizar o Data Storytelling para potencializar o seu negócio basta clicar abaixo e entrar em contato com um dos nossos especialistas.