Porque Big Data é importante para a Gestão Pública?

O big data apresenta-se como uma importante ferramenta de modernização da gestão pública. Podemos considerá-lo com um recurso valioso para a tomada de decisões com base em informações previamente identificadas, mensuradas e analisadas para a administração pública.

A utilização dos dados na gestão pública tem grande potencial para o desenvolvimento de um território, mesmo quando se trata de pequenos municípios. Com a apuração de dados secundários, é possível compreender e colocar em perspectiva a realidade local, dentro de seu contexto.

O primeiro passo é a coleta de dados secundários, seguido da análise e interpretação dos resultados. Em seguida, é importante que a gestão municipal faça uso efetivo desse conhecimento e preveja ações para otimizar os recursos públicos baseadas em evidências. Assim, é possível avançar no desenvolvimento da gestão pública com parâmetros de eficiência e oferecer melhores serviços aos cidadãos de acordo com demandas.

Mas o que é Big Data?

Big data pode ser definido como ativos de informação de grande volume, alta velocidade e alta variedade que exigem formas inovadoras e eficientes de processamento de informações para visualização e tomada de decisões aprimoradas.

O potencial do Big Data na gestão pública

A era do big data – grande quantidade de dados – começou e está redefinindo a forma como as organizações lidam com informações. Embora o setor empresarial utilize e desenvolva aplicações de big data, apenas recentemente o setor público começou a adotar essa tecnologia para obter informações e utilizá-las como ferramenta de apoio à decisão. Assim, poucas organizações estão tão bem posicionadas para utilizar o potencial do big data como as agências de serviço público, devido à grande quantidade de dados a que têm acesso.

Por isso, a análise de dados e o big data oferecem benefícios específicos como ferramenta para fortalecer a integração de políticas para o desenvolvimento do setor público. A análise de big data se refere às ferramentas e metodologias que ajudam a transformar enormes quantidades de dados brutos em insights úteis. Por meio de algoritmos poderosos, as ferramentas e metodologias do big data extraem padrões, tendências e correlações nos dados e apresentam os resultados utilizando técnicas avançadas de visualização.

O potencial da análise do big data para transformar informações e dados em insights úteis, e apoiar processos de tomada de decisão de questões complexas é cada vez mais reconhecido pelos governos. Portanto, os benefícios do uso do big data para integração de políticas e prestação integrada de serviços podem ser significativos e tangíveis para o governo eletrônico. O big data representa uma grande oportunidade para os governos fazerem uso dos dados que têm a disposição.

O insight sobre esses dados permite uma visão mais completa dos desafios e oportunidades para o desenvolvimento social, contribuindo assim para a criação de políticas públicas mais eficientes.

Porque Big Data é importante para a Gestão Pública

Obstáculos a serem superados

Apesar do uso do big data poder ajudar a transformar as operações governamentais, ele também apresenta obstáculos que precisam ser superados como:

  • limitação financeira para investimento em TI;
  • escassez de mão de obra especializada;
  • qualidade dos dados comprometida e resistência à mudança de cultura organizacional.

Mesmo que comporte alguns riscos, esta revolução dos “grandes dados” apresenta oportunidades para melhorar a administração pública. Por isso, ela não pode se eximir da tendência de utilização do big data como ferramenta de apoio para os mais diversos propósitos.

Quais são as vantagens da inteligência de dados na gestão pública?

O big data pode ajudar a administração pública a melhorar sua eficiência, eficácia e transparência. Além disso, no setor público, a análise de dados poderia oferecer informações precisas para o apoio à decisão. Decisões tomadas com base em informações pertinentes e atualizadas permitem o desenvolvimento de melhores serviços baseados numa melhor compreensão das demandas e necessidades das pessoas.

O big data apresenta, além de oportunidades, desafios para os governos. Com acesso a uma incrível quantidade de informação, governos precisam adotar a análise de dados para gerar melhoria significativa na prestação de serviços. Portanto, tornaria a tomada de decisão política uma atividade mais dinâmica e participativa que produza insights para a transformação da administração pública.

Portanto, o big data é uma ferramenta importante para a gestão pública, que, se bem utilizada, pode trazer muitos benefícios para a administração pública. É necessário definir um caminho de evolução que efetivamente permita integrar as tecnologias vigentes com as atividades do setor público.

Necessita-se encontrar maneiras para que o big data agregue valor para estrutura do serviço público. Não é uma questão de romper com tudo o que existe na administração pública, mas uma forma de integrar os sistemas de forma que possam contribuir para que o Estado possa cumprir o seu dever e promover o bem estar social.

Fontes:

https://www.agendapublica.org.br/inteligencia-de-dados-ajuda-municipios-a-terem-gestao-mais-eficiente/og/saude-4-0

https://repositorio.uniube.br/bitstream/123456789/439/1/Wesley%20Louren%C3%A7o%20Barbosa.PDFe-dados-ajuda-municipios-a-terem-gestao-mais-eficiente/